Página:Exaltação (1916).pdf/18

Wikisource, a biblioteca livre
— 10 —

Ladice acabava de libertar-se do jugo de uma professora allemã, mulher sonhadora e mystica, apaixonada de Flaubert e Maupassant, e que trazia em as pupillas esvendeadas as lendas transparentes e finas das margens do Rheno.

— Que t´importa, de resto, obedecer; se é esse o nosso destino — acerescentou a sua companheira.

— Como me irrita cessa tua passividade, aprendida em um convento. Aqui, em casa, esquecem-se de que sou uma mulher... (Querem-me sem inclinações, sem opinião, igual a todos. Meu Deus! é preciso que eu siga a trilha commum, que diga sim, após o sim de toda a geração, que tenha o pensamento que vinte mil cerebros já elaboraram...

— Bem se vê que foste educada por uma estrangeira protestante; se sonbesses mais de religião, não serias assim... Ha instantes em que me fazes medo — observou sua prima timidamente.

— E´ simplesmente effeito de uma natnreza tropical e de leituras classicas, fortes. Qu´importa, Dinah, que seja a primeira & rasgar os preconceitos e as hypocrisias! Querida, tudo evolúe. Mulher hoje é espirito até em os gestos; é breriario de deuses, entendes?

E ambas se riram.

A sra. de Santo Hilario temia as doutrinas audazes, a natureza independente, a intelligencia poderosa de sua filha e a sua avidez sempre crescente, e dominadora, para os altos estudos.

Senhora de costumes antigos, esforçava-se por cercear-lhe essas sementes bravias, esses principios te-