Página:Exaltação (1916).pdf/282

Wikisource, a biblioteca livre
— 274 —

me passavam pelas mãos... E isso porque não as amava... A mulher que nos interessa e nos acorda a curiosidade é sómente aquella que amamos.

— Devo comprehender então que ama pela primeira vez? Mas, mestre, as mulheres não são, pois, todas iguaes ?

— Para quem sae da adolescencia e para quem deixou de ha muito a juventude, ellas todas teem a mesma linha morbida do sexo... Ficamos offuscados; mas, quando attingimos a virilidade, ha sabores, requintes, exclusivismos, nuanças, que nos surgem em a natureza; é por assim dizer o esboço do nosso Ideal que se inicia; começamos então a olhal-as de um outro modo, comparamol-as e divisamos-lhes as differenças; tornamos-nos exigentes, queremos que a belleza esthetica de suas formas se rasgue e nos traga, a lume, a belleza de seu espirito: perfil grego, imaginação grega é de tontear, é de enlouquecer — accrescentou elle, com os pensamentos a se refugiarem em Ladice.

Isaac Xavier sentiu a verdade d´essas palavras elucidar-se e explicar-lhe o tedio que por vezes experimentava ultimamente quando ouvia em a sociedade, as mesmas phrases, os mesmos commentarios, repetidos por bocas diversas... Elle tambem já fizera vinte oito annos. Chegava-lhe a vez.

Ambos continuavam a caminhar, silenciosos, immersos em suas reflexões; de repente Theophilo disse:

— Olha, Xavier vou dar-te um conselho: (Era um subterfugio a que elle recorria para se acalmar)— Quando amares, mesmo que seja uma mulher casada,