Página:Exaltação (1916).pdf/52

Wikisource, a biblioteca livre
— 44 —

— Um perfil frio vestido de silencios e sombras, com uma bôca que não ria. Os olhos eram castanhos, porém vidrados. A's vezes, enfiava-lhe o rosto a pallidez dos agonizantes, e as suas mãos então se abriam e se fechavam, como si estivessem ebrias de raiva...

— Que horror! — exclamou Dinah,

— Algum louco, fugido do hospício? — inquíriu-lhe a mãe, irônica.

—... De espaço a espaço — proseguiu Ladice, indifferente ás perguntas — sacava do bolso uma tira de papel e escrevia algumas linhas, talvez rimas, quem sabe? E, ah! se vissem — exclamou ella — em seus olhos, em suas mãos, em seus labios, em os cabellos negros annexaram-se a luz, a chamma do Universo!... Elle se multiplicava!...

Lalice fantasiava. Ella se referia, em pensamento a Theophilo, triste, contrariado; tinha prazer em mistural-o á sua conversa, á sua vida, em trazel-o á discussão.

— Mas, quem é? Algum noticiarista? — indagou Dinah.

— Ignoro-o. — E Ladice sacudiu os hombros.

— Em toda a festa, ha sempre uns typos exquisitos, valdevinos, presumpçosos, que gostam de chamar a attenção—sentenciou a sra. de Santo Hilario.

— Absolutamente, não me parecem um valdevinos, mamãe. Os seus gestos eram nobres e a sua cabeça magnifica. Creio ser um brasileiro, residente em Paris — accrescentou ella, victoriosa, pela sua ousadia.