Página:Genealogia Paulistana - Volume 01.djvu/55

Wikisource, a biblioteca livre

3-10 Margarida Affonso casada com Antonio da Costa
3-11 Izabel Dias que casou 1.º com Balthazar Nunes f.º natural de Pedro Nunes e 2.ª vez com Diogo de Fontes f.º de Gaspar Gomes e de Izabel Nunes.


§ 5.º

1-5 Victorino Ramalho, f.º de João Ramalho foi assassinado pelos índios.


Cap. 6.º

Pedro Dias, leigo jesuíta, desligado dos votos por Santo Ignacio de Loyola, casou-se 1.º com Maria da Grãa 2.ª filha de Tebiriçá maioral da aldeia de Inhapuambuçú; 2.ª vez casou com Antonia Gomes da Silva f.ª de Pedro Gomes e de Izabel Affonso. Vide a geração em Tit. Dias.


Cap. 7.º e último

Antonio Rodrigues, encontrado já em terra juntamente com João Ramalho quando em 1532 desembarcou em S. Vicente Martim Affonso de Souza, vivia maritalmente com a filha de Piquiroby maioral de Ururay, a qual foi depois batizada com o nome de Antonia Rodrigues. Em um manuscrito (pertencente ao senhor Abilio Soares, que o recebeu dos antepassados de sua falecida esposa D. Eulalia Cezar Rudge) escrito no principio do século 18.º por um f.º do capitão Diogo Gonçalves Moreira, encontramos a seguinte noticia sobre a descendência de Antonio Rodrigues e de Antonia Rodrigues, que está em completa desarmonia com o que escreveu Pedro Taques. Diz (na parte que nos interessa):

"De Antonio Rodrigues e de Antonia Rodrigues procederam:

1.º Antonio Rodrigues (cremos ser Antonia Rodrigues que casou com Antonio Fernandes)

2.º Pedro Rodrigues

3.º Garcia Rodrigues

4.º Izabel Velho

"De Garcia Rodrigues n.º 3.º procederam:

a) Padre Gaspar de Brito

b) Francisco Rodrigues

c) o pai do padre João Alvares

d) Maria Rodrigues