Saltar para o conteúdo

Página:Graciliano Ramos - S. Bernardo (1934).pdf/44

Wikisource, a biblioteca livre

fronteiras e impedia que os contendores se grudassem.

Todos acreditavam na sabedoria do Major. Com effeito, seu Ribeiro não era innocente : decorava leis, antigas, relia jornaes, antigos, e, á luz da candeia de azeite, queimava as pestanas sobre livros que encerravam palavras mysteriosas de pronuncia difficil. Se se divulgava uma dessas palavras exquisitas, seu Ribeiro explicava a significação della e augmentava o vocabulário da povoação .

Os outros homens, sim, eram innocentes.

Acontecia ás vezes que uma dessas criaturas innocentes apparecia morta a cacete ou a faca. Seu Ribeiro, que era justo, procurava o matador, amarrava-o e levava-o para a cadeia da cidade. E a familia do defuncto ficava sob a protecção do Major.

Também acontecia que uma sujeitinha começava a chorar e acabava confessando que estava pejada. Seu Ribeiro descobria o seductor, chamava o padre, e o casamento se realizava na capella da povoação. Nascia um menino — e seu Ribeiro era o padrinho.

O Major decidia, ninguém appellava. A decisão do Major era um prego.

Não havia soldados no lugar, nem havia juiz. E como o vigário residia longe, a mulher de seu Ribeiro rezava o terço e contava historias de santos ás crianças, E’ possivel que nem todas as his-