Página:Grammatica Analytica da Lingua Portugueza.pdf/56

Wikisource, a biblioteca livre

tempo para se observar. Estes qualificativos podem chamar-se individuaes.

Pedra dura, molle, branca, preta&nbsp ; ; metal branco, amarello, pesado, ligeiro, malleavel, ductil, etc.

Homem forte, fraco, bom, justo, mao.

Estes qualificativos designão attributos não essenciaes a todos os individuos homem, pedra, metal, e podem chamar-se distinctivos. Em geral põem-se depois do nome appellativo. Ex. A pedra dura ; o homem justo ; a mulher formosa, mas tambem se pode dizer a dura pedra, a formosa mulher. Em quanto aos nomes proprios, o ouvido he que regula a collocação do qualificativo. Dizemos : a Europa culta, e a culta Europa ; o molle Sardanapalo ; e Pedro grande, o quarto Henrique, e Henrique quarto.

Na classe dos qualificativos distinctivos entrão muitos nomes que são verdadeiros appellativos, ou substantivos. Taes são, v. g., os nomes : cortezão, philosopho, irmão, mãi, musico, medico, peão, pintor, rei, soldado, solitario, etc.

As regras que dá o Snr J. S. Barboza para conhecer quaes são substantivos e quaes adjectivos, são pueris. Diz este grammatico que são adjectivos aquelles que são susceptiveis de terminação feminina, ou que sem mudarem de desinencia são communs de dois ; e que tambem são adjectivos os que admittem que se lhes ajuntem os appellativos homem, mulher, cousa ; donde resulta que cortezão, orfão, irmão, lavrador, christão, artifice, interprete,