Página:Guesto Ansures.djvu/11

Wikisource, a biblioteca livre
ADVERTENCIA



N’este livro apresentam-se ao leitor typos das diversas classes da sociedade neo-gothica com referencia aos fins do periodo de transição em que predominou no governo a influencia mosarabica, fundado n’um estudo dos documentos coevos.

A descripção dos sítios em que se desenvolve a acção, que occupa o espaço de quatro dias e meio, e conforme aos apontamentos do author, tomados por ensejo de uma viagem ás provincias de Orense e Logo, e especialmente ao districto montanhoso entre os rios Sil e Sárria.

Foi ali que Alfonso o Casto passou bastantes annos da sua juventude, vivendo ainda hoje na memória d’aquelles povos, depositários de tradições legendárias concernentes ao dito monarcha, designadamente em Sobredo, chamado outr’ora Subrego.

Para commodidade do leitor menos versado em locuções priscas e palavras obsoletas damos no fim, como nos foi suggerido, um breve glossario de algumas que occorrem em um ou outro trecho dos diálogos e hoje constituem archaismos.

Os Apontamentos Archeologicos com que remata o volume, são um como supplemento dedicado aos curiosos e áquelles que se não sentirem repellidos pela aridez do assumpto.