Página:Guesto Ansures.djvu/15

Wikisource, a biblioteca livre
INTRODUCÇÃO HISTORICA
3

guarda real sob o mando de Pelagio, que, depois de pelejar com denodo na batalha do Chryssus, ou Guadalete (julho de 711), tão fatal para os christãos, se havia acolhido aos montes do septentrião.

Ayub fôra demittido do governo pelo kalifa, e quando rebentou a sublevação das Asturias, Alhaur beu Abderrahman, mais conhecido pelo nome de El Horr, tinha o mando supremo na Peninsula, com o titulo de emir. Tanto que teve rebate d’esse successo, enviou Alkamah para aquelles sitios á frente de uma força considerável. Deu-se uma lide junto ao monte Auseha, á bocca do algar tão celebrado com o nome de Covadonga. Ali soffreu Alkamah uma derrota completa. Este acontecimento verificou-se em 718, sendo Pelagio acclamado logo em seguida rei das Asturias. Os chronicons nada revelam tocante ao reinado d’este príncipe, constando somente que falleceu em Cangas no anno de 737.

Favila, filho de Pelagio, foi eleito, conforme o costume antigo dos godos, para successor de seu pae, mas nenhuma noticia a seu respeito tem chegado até nós senão que seguindo a montaria foi morto por um javali era 739.

Com quanto Favila deixasse geração, a escolha não recahio n’ella, provavelmente por não ter attingido a idade adulta; e o throno coube por eleição a Affonso, filho de Pedro duque de Cantabria, e genro de Pelagio, com cuja filha, Ermesinda, era casado.

Aproveitando-se do estado de anarchia a que chegara a Hespanha musulmana, começou (em 742) este príncipe bellicoso as suas correrias pelo território do inimigo, continuando-as com fortuna por uma larga serie de annos.

As victorias de Affonso I não são conhecidas na sua ordem chronologica; pois que os chronistas se limitaram a dar uma relação d’ellas, omittindo as respectivas datas. Invadiu a Galliza, tomando posse permanente de Lugo, Orense e Tuy; transpoz o Minho, apoderando-se de Braga e de todo o districto até as margens do Douro. Dilataram-se igualmente as suas conquistas para a parte do oriente e sueste; internou-se no paiz que medeia entre as serras asturianas e os montes Pyreneos; e tomou por assalto muitas villas e cidades em Leão e Castella, chegando até Vizeu na Lusitania.