Página:Guesto Ansures.djvu/16

Wikisource, a biblioteca livre
4
GUESTO ANSURES

Affoinso não dispunha de forças sufficientes para pôr presidios nas numerosas praças que cahiram em seu poder; mas com quanto não podesse conservar todas as suas conquistas, consta que á sua morte abrangia o seu imperio a Galliza e a Cantabria até aos confins da Vasconia.

Diz-se que foi em attenção ao grande numero de templos que este rei fundou ou restaurou, que os seus lhe deram a antonomasia de O Catholico; ao passo que foi tamanho o pavor que elle soube incutir no animo dos mahometanos — mercê da constância com que a fortuna o favoreceu, e dos grandes estragos commettidos todos os annos pelos guerreiros capitaneados por elle— que acabaram por designal-o com os appellidos; o Terrivel, o Matador dos homens, o Filho da espada.

Fallecendo Affonso em 756, foi acclamado seu filho Fruela, ou (conforme o estylo dos monumentos coevos a que havemos de nos cingir) Froila, que deixou nome de valente guerreiro, posto que a historia seja escaça era commemorar os seus triumphos, dizendo em geral «ganhou muitas victorias», e individuando apenas uma d’ellas, a de Ponthumium na Gailiza, logar que os antiquários não tem podido identificar, cifrando-se tudo em conjecturas (a Historia Iriense no cap. 20.°, diz porém que esta bataUia deu-se entre Douro e Minho). Mas por outro lado não pôde impedir que os sarracenos regressassem para Cordova com captivos, e carregados de despojos, era seguida a uma invasão que effeituaram pelas fronteiras da Galliza em 765.

Este principe teve também de arrostar as revoltas dos seus Súbditos; reprimiu uma na Galliza, e Outra em Alava no terceiro anno do seu reinado. É notavel este ultimo aconecimento por ter proporcionado a Froila a escolha de uma consorte. Entre os captivos que trouxe na sua volta de Alava, vinha uma joven chamada Munia, que, passado algum tempo, tomou por mulher, como fizera Clothario I de França com a sua capliva Radegonde, aprisionada com seu joven irmão, depois do desbarato dos thuringios.

Attribue-se a Froila uma lei prohibindo o matrimonio aos ecclesiasticos, e, determinando que se separassem das mulheres aquelles que porventura fossem casados; providencia que passa por ter produzido no clero muita indis-