Página:Guesto Ansures.djvu/22

Wikisource, a biblioteca livre
10
GUESTO ANSURES

aço. Do hombro esquerdo passava-llie pelo peito e pelas costas, uma banda cramesim, tão cheia que fazia pregas, atando-se em nó na cintura, do lado direito. Ao pé d’elle jaziam o elmo comante, o escudo, e as manoplas de que se tinha desembaraçado.

Mostrava a idade em que predominam os sentimentos generosos, e na qual a alma tende a diffundir-se, ainda nos temperamentos reservados. Tinha rosto comprido e feições regulares. Uma testa elevada imprimia-lhe o cunho da intelligencia e sinceridade. Certa proeminencia na articulação da mandibula inferior, e o bera marcado de cada feição, davam um ar de firmeza e de vigor áquella physionomia, cujo aspecto habitual era grave e composto, suavisado todavia pela expressão pensativa, e não raro distrahida, dos olhos castanhos. Os cabellos compridos da mesma côr, que lhe cahiam sobre os hombros, eram indicio, bem como o estylo do trajo guerreiro, de que o mancebo pertencia á classe nobre.

A sua companheira inculcava ter menos alguns annos, sendo de rara formosura, Tudo harmonizava n’aquelle rosto onde cada feição se desenhava com delicadeza. Nos seus olhos azues, guarneçidos de pestanas negras compridas e aveludadas, com sobrancelhas ligeiramente arqueadas, respiravam era alto gráo os sentimentos da alma: ali se divisava a doçura, a qualidade mais preciosa da mulher, constituindo a quintessencia do seu poderio. A parte inferior do rosto tinha a regularidade do typo grego, ao passo que a linha superior da testa, alargando e curvando-se graciosamente, indicava uma preponderância do ideal. O que sobresahia na expressão da joven, era uma mescla de ternura e de certa altivez que poucas vezes se combinam; mas altivez que não deixa de agradar n’essas physionomias, porque, sem revelar orgulho, é apenas uma manifestaçao natural da consciencia que temos do que nos é devido. Esta combinação só se verifica n’aquelles que no intimo são o que parecem: não coaduna com a minima sombra da falsidade.

Apesar do pouco que a favorecia o corte do vestuário, bem-se adivinhava que as fórmas do corpo esbelto e airoso, deviam condizer com a belleza do semblante e a graça