Página:Guesto Ansures.djvu/27

Wikisource, a biblioteca livre
O ESPERADOURO
15

«Bem sei que o conde Froya não foi d'aquelles. Ora pois, acharam as portas fechadas. Fez logo Mauregato mensageiros a seu sobrinho, dizendo qye a sua eleição não fôra legitima, por n’ella não ter tido voz senão pequena parte dos grandes da terra; mas que, merecendo a approvação d’elle e de seus amigos, vinham. contirmal-a com prestar-lhe formal serviço e obsequio. Trocaram-se os recados, A final, apesar dos conselhos da sagaz Adosinda, abriram-se as portas de ordem do moço-rei. Reunidos todos em palacio, os amigos do fornazinho, vencendo aos outros em numero, e apoiados do povo miudo, tambem advendiça a mór parte d’ella, deram por nulla a eleição, alçando rei a Mauregato, e lançando mão d’aquelle que haviam já acceito e reconhecido! Acudiram outros parciaes do fémentido; iam a cegar o captivo esbulhado dos seus direitos, desistindo todavia do infernal proposito, perante as supplicas de Adosinha, e ajuramentado Affonso de nunca intentar soberania nas Asturias em vida do usurpador.»

«Meu pae não tomou parte em tão negra e feia trahição — disse Ermesinda com insistência.

«Não tomou; e oxalá pudesse eu dizer também que se lhe não acostou, bandeando-se depois com o fornazinho! — respondeu Guesto, que, abstendo-se a donzella de fazer qualquer commento, proseguiu depois de uma breve pausa: — Esse odio que elle e outros trazem no peito, tamanho que até parece que votariam antes em Abderrahman, digo mal, no novo emir Hixem, do que no filho do trucidado, esse odio é effeito de abusão, que se desfaria como os vapores da madrugada sob o calor do sol, se conhecessem a indole e condição de Affonso. Mas não sabem, ou não querem acreditar, que se elle meditou jamais vingança, ha tempo que, por boas rasões, afora a natural inclinação, renunciou a esse triste privilegio. Tem aproveitado as lições de seu primo Bermudo.»

«Ai de mim! — disse Ermesinda com um suspiro, — quão dura é a nossa sórte, que nem a meu pae te permitte confiar o muito que sabes do real foragido.»

O cavalleiro nada respondeu ; apeuas lhe franzio os labios um sorriso amargo. Parecia contemplar a scena que se lhe desenrolava diante dos olhos.