Página:Guesto Ansures.djvu/36

Wikisource, a biblioteca livre
24
GUESTO ANSURES

Lor, e distante uma legoa ao norte do castro de Folgoso, conseguindo avistar-se uma vez com a filha do conde. Chegára de novo a S. Miguel na ante-vespera da tarde em que o apresentámos ao leitor; e a entrevista dos dous amantes no eirado do Bustilho, era a segunda, desde a despedida que se haviam dado em Logo.

Acompanhemos agora o guerreiro-poeta na sua viagem.

A meia hora de distancia do riacho da Ribanceira, chegou a um váo do Lor, um pouco abaixo da sua continência com o Lózara. Vadeado o rio, seguiu este ainda por um pequeno espaço, começando então a subir urna encosta povoada de frondoso arvoredo. D’ahi a pouco passava não longe de um grupo de moradas pertencente a uma herdade, na ladeira que lhe ficava á esquerda. Pelo outro lado dominava o valle de Lózara, que, em breve, parecia um abysmo pelo empinado do terreno e o precipicio que orlava o caminho.

Não teria audado assim mais de um quarto de hora, quando de repente, ao dobrar um angulo ou cotovello da ladeira á esquerda, recuou o cavallo espantado, fitando as oreelhas ; e, pulando, foi dar comsigo á beira do precipicio. A situação era perigosa: recuasse o cavallo mais um passo, e a queda pelo despenhadeiro era inevitável. Bastou um virar d’olhos para que Guesto se certificasse do facto, e soltando a redea, que no primeiro impulso apertara, enterrou os acicates, de uma só ponta, nas ilhargas do animal, que, movido pela dôr e talvez pelo instincto, venceu de um salto a distancia que o separava dó outro lado.

Mal o cavalleiro se viu livre de um risco, eil-o mettido em outro, o ginete não se tinha bem firmado nos pés, quando uma mão possante travou d’elle pela brida, ao passo que dous homens armados de espadas, cahiram sobre Guesto, que apenas teve tempo de pegar na clava de ferro que lhe pendia ao arção da sella. Vibrando-a, fel-a cahir com força sobre aquelle que segurava a brida, o qual se tinha abaixado. O homem foi a terra ; mas o cavallo empinava-se n’um arranco de agonia, cahindo logo estripado em cima de quem o ferira.

Levado pela queda, e largando a clava, pôde o cavalleiro todavia suster-se, desembaraçado dos estribos; e pu-