Página:Histórias diversas (Mml obr0050).pdf/59

Wikisource, a biblioteca livre
AS FADAS
61

— E salgados não havia?

— Como não? Peru recheado, carne seca desfiada com angu de farinha de milho, mandioquinha frita, lombo com farofa, cambuquira, lambari frito, sua de porco com arroz, torresmos pururucas, quingombô, frango de espeto, galinha ensopada com palmito, peixe com pirão, leitoa assada, cuscuz, lingüiça frita, omeletas, puchero argentino, salada russa, pernil de porco... que é que não havia lá?

Só não havia vinhos, porque os vinhos têm álcool e o álcool é sempre perigoso nessas festas. Fatalmente vira a cabeça de um ou de outro e sai briga. Mas havia toda sorte de refrescos em lindas jarras de cristal; limonada, maracujazada, laranjada, cajuada, refresco de morango, de bacuri, de grumixama, de amora, de tamarindo, de ... de ... de... Até água havia, água do pote de Dona Benta, fresquíssima sem ser gelada e mais gostosa que todos os refrescos.

Os convidados iam chegando e se servindo sem a menor cerimônia. Saíam do Tapete e corriam para a mesa — e este pegava um doce, aquele um sanduíche, um croquete, uma empadinha. Os que ainda não haviam jantado, atiravam-se aos pitéus mais sólidos, leitoa ou peru.

Lá estava Aladino com a sua lâmpada maravilhosa ao colo, e a Alice do País das Maravilhas, e Rosa Branca e sua irmã Rosa Vermelha, e Capinha com o lobo que lhe comeu a vovó espiando de longe, e o pato Donald junto com o cachorro Pluto. E estava também uma curiosa turminha de sacis, que pela primeira vez apareciam numa festa de personagens. Como constituíssem surpresa, foram logo rodeados e enchidos de perguntas. Peter Pan agarrou um deles pelo braço, e depois de encher o bolso de amêndoas cobertas levou-o para debaixo da pitangueira. Lá perguntou:

— É verdade que vocês cruzam as pernas, apesar de terem uma perna só?

O sacizete, que estava de gorro vermelho na cabeça e pito na boca, deu uma cuspidinha de banda e disse: