Página:Historia do movimento politico que no anno de 1842 teve lugar na provincia de Minas Geraes v1.pdf/72

Wikisource, a biblioteca livre
— 54 —

tos não bastão, se o Cidadão não se acobarda, a um aceno daquelles agentes obedecido pela força armada são accommetidos os Templos, profanados por bayonetas, e corre o sangue Brasileiro!

Quando todos esses meios falhão é empregado outro rerecurso; empenhão-se em perturbar por todos os modos as operações eleitoraes. Se a maioria dos Cidadão indignada se retira sem entregar as suas listas , apparecem, não obstante, pejadas as urnas de um numero dellas excedente ao dos Cidadãos activos da Parochia. Das mãos dos que as proclamárão recebem as Mesas as listas aos maços, aos centos, e sem conta, quer venhão, ou não, assignadas; quer os nomes que por baixo dellas se lêm, sejão ou não, de Cidadãos activos, de meninos, de escravos, e ainda mesmo imaginarios. E como se tanto não bastara, é a apuração feita por essas Mesas uma amarga e criminosa derisão do direito de votar! Contão os votos como lhes apraz; lêm os nomes dos votados como lhes parece; apurão listas em massa. Esta Capital foi com indignação testemunha dessas Saturnaes, as quaes disserão ser eleições de um povo livre.

A esses attentados outros accrescem: roubão-se as urnas; substituem-se nellas ás listas verdadeiras, ou pelo menos publicamente recebidas outras falsas; e até não se hesita diante da escandalosa, e tão publica falsificação das actas, quando o resultado que apresentão não está em tudo ao sabor dos interessados.

Em alguns lugares é o numero dos Eleitores apparentemente augmentado por uma maneira incrivel e espantosa. Collegios houve que, não podendo sequer dar cem Eleitores, apresentárão todavia mais de mil.

Não ha quasi parte alguma do Imperio, Senhor, onde algum desses attentados contra a liberdade do voto não fosse perpetrado em as eleiçoes da actual Camara dbs Deputados.

Uma Camara Legislativa eivada em sua origem por tantos vicios e crimes , desconceituada na opinião geral dos Bra-