Página:Impressões - versos (1887).pdf/15

Wikisource, a biblioteca livre

DUAS PALAVRAS

 
 

Eis-me pela terceira vez ainda envolvida nas lidas do prélo, luctando com os temporaes dos espirithe divergentes, affrontando o desanimo que me cerca, repellindo a opinião geral que condemne a mulher á estreiteza das quatro paredes que a encerram, fazendo-a immergir n’um marasmo atrophiador pela falta de instrucção, arredando da mesma a ideia de erguer-se com uma resolução sadia, abraçando-se ás barricadas das luctas intellectuaes, mostrando por esse fórma que procura, pela intelligencia, galgar o throno que lhe compete.

O circulo, que me rodeia, é muito estreito. Ainda abraça antigos preconceitos, que só com o tempo poderão ser expellidos.

As senhoras se intimidam, e a prova é que rara, e muito rara mesmo, é aquella que sacode de si o jugo, lançando-se affoita no mundo tumultuoso e seductor das lettras.

Inda ha quem pense que os átomos productores de intelligencia, sejam parazitas ephemeras.

Eu, porém, não julgo assim. Acho que não embaraça a mulher, na sua nobre missão, tornar-se alguma cousa pelo poder da força intellectual.

Cada qual que procure erguer-se, desde que sinta-se com animo para trabalhar tenazmente.

O trabalho honra: é a lei commum e foi o melhor presente que o Creador deu no homem, como primicia das agrestes dores.

O suor é o conforto natural, és joia do esforço, é a alvorada do bem-estar no futuro!

Que se trabalho pois!

Não passo de uma simples amadora da carreira litteraria, onde me lancei expontaneamente, onde tantas delicias encontro!...

Não tenho nem mesmo a pretenção de querer impôr-me, com um caracter definido, entre os illustres sectarios da minha comunhão, accarretando por essa fórma uma bôa dóse de amor proprio, não!

O meu eu intellectual é assás pobre.

Eu só vizo um fim: — servir de alguma cousa á sociedade, pela persistencia do estudo.

Como verá a leitora amiga, ou o leitor bondoso, apresento-me só.