Página:Impressões - versos (1887).pdf/16

Wikisource, a biblioteca livre

Nenhuma carta de recommendação me precede que, logo ás primeiras paginas, se fique sciente de que o valor das linhas inclusas nas folhas do meu livro, seja unicamente devido ao beneplacito do padrinho, acontecendo, como não é raro, que, lido o exordio generoso, colloque-se o volume nas prateleiras de uma estante, onde muitas vezes por vaidade accumulam-se brochuras, apenas servindo para indicar o capital gasto.

Tudo, pois, quanto possa valer o meu exiguo trabalho, é devido sómente a meus esforços, ás minhas lucubrações, visto ter adoptado no novo plano de minha vida esta diviza: — estudo e trabalho.

Cinjo-me ainda ao modello lyrico: é o que me domina desde criança, embora já mostre, bem contrafeita, um ou outro traço da nova escola, que me convida a entrar na sua liça, talvez pela novidade me tentando assim... mas, por emquanto, não me sinto a isto disposta

Hoje em dia que imperam os moldes scientificos e realistas de um Guerra Junqueiro, um Sully Prudhomme, Lefebre, Coppé e outros: os lyricos são retogrados.

Aprecio esses talentos, curvo-me á Madame Akermann, porém da explanada do meu cerebro, embora divize o panorama do futuro, acho que é cedo ainda para nos alistarmos sob a nova bandeira, a não querermos peccar a todo o instante.

Retirem-se do manto estrellado da poesia os salpicos do ideial, que um livro de versos não passará de um compendio enjoativo das verdades amargas que nos rodeiam acremente por toda a parte.

Uma senhora brazileira realista, positivista, scientificando o metro, a menor palavra, seria desprezar a nuvem poetica do seu natural scismador, seria conchegar sobre si o desprezo das almas fracas.

É cedo ainda!

Qualquer seita cranial que se conserve pura, que terá cumprido o seu apostolado!

Acolhida benevolamente pelo publico desde a minha “Ave Libertas,” já na 1.ª serie de meus versos, já em avulsos e nos escriptos em Jornaes, lenıbrei-me de publicar a continuação dos