Página:Jantar imaginado, com sobremeza, café e palitos.djvu/12

Wikisource, a biblioteca livre
2

solve a trocar por esperteza de Machiavel, he querer cahir por tolo, e terceira Quezilia.

Casa, onde andão muitos pedindo pelos cantos dinheiro emprestado aos que ganhão, quarta emprestimo, como quem pede huma pitada de rapé.

Emprestar dinheiro a Parceiro para jogar comigo, dando armas contra mim, he perca certa, e quinta Quezilia.

Jogar com principiante, que não sabe do jogo nada, e que he preciso que o ensinem, he ser pacovio; porque ordinariamente o principiante pela sonça, he quem limpa os parceiros, e vem a ser sexta Quezilia.

Por tanto, deverá quem joga principiar com pouco, e se perder, faça termo de não jogar mais naquella noite; porque para a que vem, talvez seja mais feliz; pois quem principia com muito, e perde ao principio, tambem perde a paciencia, esquenta a imaginação, e desorientado não só perde o que põem, mas perde quanto leva, e não leva, se o abonão, ficando empenhado para mezes, e alguns para toda a vida: porque o jogo traz logo sobscripto comsigo; e o que a isca do pouco não pescou, não pesca o muito; antes he o modo do pescador ficar pescado; e quem quizer mais Sôpa desta, lêa o meu Espelho de Jogadores, na minha Obra da Revista dos Genios.

Venha o Prato de Cozido, e seja figurado em algumas Velhas d’agora, a quem os tafúes de hoje chamão Vaca fria. Ora algumas ha, que causão rizo! porque ellas para quererem mostrar o que não são, appresentão-se com uma marrafa de vinte canudos mui compridos, e largos, que as fazem mais horrendas, principalmente quando lhes apparecem, pelos lados da cabeça, os cabellos brancos. Outras