Página:Jantar imaginado, com sobremeza, café e palitos.djvu/13

Wikisource, a biblioteca livre
✺ 3 ✺

tingem o cabello, que tem; e apparecem com a cabeça vermelha, e o nascente das farripas da côr da geada. Muitas põem-se de esquelêto á mostra, quero dizer, mostrando as cavernas do peito, e as pelles da garganta em dobras. Ora esta ordem da natureza da gente envelhecer não he vicio, nem cousa digna de se notar: em que as culpo he em não se conhecerem; porque a repararem no adiantamento, em que estão, de idade, com mais modestia usarião de composturas, e não de descomposturas.

Passemos ao Arrôz: e seja este formado nos namorados do tempo presente; pois quando se vê o Senhor Fulano a namorar a Senhora Dona Fulana, já se diz que os dois estão fazendo arrôz. Não deixa de ser galante vêr o modo, com que ella, e elle se querem disfarçar nas Companhias; mas logo todos os conhecem; porque elle não se póde ter, que se não vá assentar ao pé da Senhora; e ella bota-lhe logo huns olhos de quem se lhe recommenda. Elle solta lhe suas finezas disfarçadas; e ella anda inquieta por lhe agradar. E assim se aprompta o arrôz entre os dois amantes, que fica como arrôz de leite.

Aqui está hum prato de Estofado! que pertence a certos sugeitos, que não cabem em si com soberba, impondo de grandes homens, tudo balôfo, de sorte que de Barões, e Ministros para baixo, não cortejão ninguem! Os que assim se portão são papelões do Mundo, e animaes, que só se nutrem das lisonjas, que se lhes mostrão, não feitas á figura, mas ao dinheiro; sem reflectirem, que com hum fechar de olhos, se lhes acaba a grandeza, e ficão ainda muito menos do que aquelles, a quem elles não cortejavão.

Descobre-se agora outro prato, de Carneiro