Página:Jantar imaginado, com sobremeza, café e palitos.djvu/15

Wikisource, a biblioteca livre
5

Alli estão Coelhos ensopados! que se podem figurar em alguns Rapazes malhadiços, que nem as pancadas lhes mudão a condição, por mais diligencias, que os páis lhes fação: tem, como lá dizem, dente de coelho o contrafazer-lhes o genio: mesmo de pouca idade mostrão entranhas de feras, não tomão ensino, são vingativos, fogem de caza, e vão procurar em más companhias a sua ultima perdição até pagarem com a pelle.

Venhão Azeitonas! e figurem-se nas Creadas de servir, que algumas não são máo desfastio. Em quanto novas tudo vai bem; fazem as vontades a suas amas, promptas em tudo, e muito a tempo, e ás vezes com zelo tão affectado, que excedem os limites da razão; porém em poucos mezes fazem-se Sapateiras; porque em lhes entrando o bicho de namoradas, já lhes não faz conta a talha, em que estão; querem outras conservas, outras agoas, que para humas servem de banhos, e para outras de maior estrago, ruina, e flagellos.

Venha hum prato de Perdigotos: estas aves assemelhão-se muito aos velhos, assim como eu; porque não tem nada de carnes, tudo são ossos, não correspondem á estimação, que dellas se faz; he tudo apparencia, e até o nome he proprio do que se acha em abundancia nas idades avançadas.

Aqui se segue hum pratinho de Espinafres! pratinho, que se deve appropriar a certos tafúes, que andão no Mundo de côr esverdenhada; e defecados de tal sorte, pelos excessos dos seus vicios, que parecem huns espinafres de sequeiro; elles sem sustancia procurão a conserva dos licores, cuidando que as bebidas lhes dão forças para a continuação da má vida, que dão a si; ficando cada vez mais fracos, até cahirem em huma Cachexia, desespe-