Página:Jantar imaginado, com sobremeza, café e palitos.djvu/30

Wikisource, a biblioteca livre
20


MATERIALIDADES.

Hum criado muito buçal, que ha pouco veio da térrinha, disse-lhe sua Ama que lhe fosse rebater hum bilhete de cinco mil réis, e que de caminho lhe comprasse huma duzia de caracóes grandes, que erão para a menina (sua filha, a qual estava quasi tizica). O moço promptamente sahio, rebateo o bilhete, e passando pela loja de hum cabeleireiro, que tinha nas vidraças marrafas de canudos muito grandes, a que o lorpa chamava caracóes, comprou huma, que tinha seis canudos por banda, e veio muito satisfeito trazella á Ama; e esta, desesperada, lhe ajustou logo a conta, e o pôz na rua.

Foi hum saloio ter com hum Letrado, queixando-se muito de huma Sentença, que lhe sahio contra. Disse-lhe o Letrado: O Ministro, que deo a Sentença, he homem sabio, he hum Extravagante, que eu conheço muito bem. Então o saloio, pondo as mãos na cabeça, respondeo! Olhem com quem eu me fui metter! com hum extravagante! por isso a Sentença me sahio assim!

Os dias passados foi hum sugeito muito presumido, sem principios, á Livraria Publica, por ter lido em caza n’hum livro o nome de Montesquieu; e embirrando neste Appellido, sem saber o que era, pedio na Livraria hum Diccionario de pala-