Página:La Nature, 1875, S1.djvu/361

Wikisource, a biblioteca livre

inventado pelo Sr. Janssen e construído pelo Sr. Rédier, visa surpreender o fato e registrar, no exato momento em que ocorrem, as sucessivas e úteis fases do fenômeno. Ele é fixado por meio da peça (fig. 1) na extremidade ocular de um longo telescópio de madeira usado como câmara escura. Este último é montado em um cavalete e apontado para um heliostato ou espelho acionado por um movimento de relógio, a fim de seguir o sol em seu caminho.

Representamos em seus detalhes, de frente e de lado, este dispositivo, que seu inventor chamou de revólver fotográfico.

Fig. 4. — Diagrama da impressão fotográfica do trânsito de Vênus

No eixo comum são montados:

1º Um disco de cobre C (fig. 1 e 3), ele mesmo fixado a uma roda engrenada com o pinhão de um movimento de relógio M;

2º Uma grande roda R com uma placa daguerriana P ou placa de cobre folheado a prata, destinada a receber as imagens.

No disco C há doze aberturas ou janelas igualmente espaçadas F (figs. 1 e 3). Este disco completa sua revolução completa em dezoito segundos, enquanto a roda de placa daguerrianna P, embora também receba seu movimento circular do relógio, gira quatro vezes mais devagar, ou seja, completa sua revolução completa em setenta e dois segundos.

Fig. 5. — Revólver fotográfico do Sr. Janssen. — Vista do aparelho em funcionamento durante o trânsito de Vênus

Em uma operação fotográfica, existem três manobras: a abertura da janela, a exposição e o fechamento da janela. As disposições adotadas pelo Sr. Janssen visam efetuar essas operações de forma automática, rápida e uniforme. O disco C é o obturador que abre e fecha o janela, enquanto que a placa P é a placa que define o exposição,