Saltar para o conteúdo

Página:Lendas e Narrativas - Tomo I.djvu/264

Wikisource, a biblioteca livre

“Bofé, mui devoto padre prior, que por pouco estive a ponto de ter que levar a vossos pés mais uma mentira com os outros peccados, que me não fallecem, se ámanhan me quizesse confessar ao meu antigo confessor:—­tornou-lhe elrei sorrindo-se.

“E certo estou de que entre todos os peccados de que terieis de vos accusar, este não fôra o menos grave, e de que eu muito a custo absolveria vossa mercê:—­retrucou o prior, que tinha aprendido ainda mais depressa as manhas cortezans no paço, do que a theologia no noviciado da sua ordem.

“Mas para onde me guiaes, reverendissimo prior:—­disse elrei, parando antes de subir uma escada, para a qual Fr. Lourenço o encaminhava.

“Ao vosso aposento, real senhor; por que tomeis alguma refeição, e repouseis um pouco do trabalho do caminho.”

“Não foi grande o feito, para tomar repouso:—­acudiu elrei:—­que de Santarem aqui é uma corrida de cavallo; muito mais para quem, em vez de cota de malha, arnez e braçaes, traz vestidos de seda. Despi-los-hei bem depressa, já que elrei de Castella quer jogar mais lançadas, e não vieram a conclusão de treguas o Mestre de Sanctiago com o Condestavel. Mas