Página:Lendas e Romances (1900).pdf/35

Wikisource, a biblioteca livre

— Olha bem, paesinho; queira Deos isso tudo não seja corda para teu pescoço. Você não está principiando bem sua vida aqui, não, pae. Ora pois! eu gosto que minha gente me traga carne, toucinho, farinha, sal, vinho, tudo que se come e que se bebe, e ouro, muito ouro; está entendendo, pae Matheus?... e você em vez de trazer cousa que se jogue na bocca, traz bocca para comer? isso assim não vae bem.

— Perdão, Zambi: este mulato nós o agarramos aqui perto: vinha espiando nós para achar nosso quilombo, e ir dar parte ao Manganga de Villa-Rica.

— Devéras, capixaba?... você teve atrevimento assim? Pois olha, ali em baixo tem um buraco, onde você ha de ver a ossada demais de vinte, que como tu tiverão o desaforo de querer tomar a altura de nossa moradia. Mas como você quer, amanhã hei de ter mais olho para vêr, nem lingua para fallar mais nada.

— Escuta um pouco, Zambi Cassange, disse Anselmo levantando a cabeça, e tentando ainda um esforço, sem esperança. para salvar a si e a sua Florinda. Não é verdade o que diz este parceiro. Elle me tem quizilla por causa desta rapariga, que nunca foi e nem quer ser mulher delle, e que elle esta madrugada roubou á força