Página:Machado de Assis - Critica.djvu/15

Wikisource, a biblioteca livre
ADVERTENCIA
5

analizador de obras alheias, e por ventura um notavel generalizador de doutrinas literarias: ganhou-se o contador otimo e o romancista admirável. A troca foi uma vantajem, não obstante o que prometiam as pajinas aqui reunidas.

Não tenho a certeza de haver colijido todos os trabalhos de critica, e não seria facil descobrir todos os escritos esparsos em jornaes e revistas durante tão largo periodo de tempo. O melhor, porém, parece que foi aproveitado e é bastante. Tive idéa de juntar aqui os trechos das crônicas A semana, em que ha apreciações e juizos de autores e obras; achei dificuldade em destacal-os, ou por muito breves e sinteticos, ou por muito enleiados a outros assuntos.

Si esta coleção não abranjcsse mais que os estudos A nova geração, Literatura brazileira, o Primo Bazilio, já teria muito com que justificasse a sua edição em livro. Os outros escritos acrecentam-lhe o valor, e o volume que vem satisfazer um dezejo antigo dos admiradores de Machado de Assis, será uma revelação e um guia para os que não tiveram ocazião de ler estes artigos quando primeiramente publicados.


Rio, 2 de Fevereiro de 1910.


Mario de Alencar.