Existe em tais casos uma inversão do caracter especial de cada sexo, como de resto existirá sempre emquanto as condições procreadoras e a degradação sexual fôrem o que são hoje, pondo todos os elementos de reprodução fóra do seu lugar. Bem sei tambem que o sexo feminino esta tristemente desvirtuado pelo impudor de uma garridice tão excentrica como indecorosa, que é hoje o culto mais fútil de tantas mulheres.
E vai sossobrando o culto da mulher bela, forte, virtuosa, que tamanha idolatria mereceu aos antigos povos asiáticos e gregos. Mas é por isso mesmo que é preciso fixar a atenção no que a mulher foi, no que é, e no que ha-de ser, para a restituir ao seu sexo, às suas funções fóra de uma falsa civilisação que a preverte fisica e moralmente, obrigando-a a sair do lar, onde deve ser a semi-Deusa que, encarna a divinisação do Amor, e é Ara santa de todas as virtudes.
Fóra destes principios vai-se ao encontro da infelicidade. E foi o que aconteceu neste episódio de amores trágicos e o que com outras variantes acontece em muitos lares, com caracter de escândalo público, ou em mistério de dôres anónimas e desenlaces de separação de loucura ou de morte, que se atribúem a outras causas para salvar conveniências artificiais, sem noção da responsabilidade social que o factor representa.
E é por tudo isto que o nome e a vida ilustre do snr. Dr. Alfredo da Cunha e de sua ex-consorte andam sofrendo, envolvidos em fundos desgostos. E' por esses erros de concepção que a sua vida intima vem á discussão pública sujeita a comentários que molestam o amor próprio.
E entram em jogo os piores sentimentos de cóleras, ran-