Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/117

Wikisource, a biblioteca livre

zens providos de muitos objectos. Foi uma providencia, por que julgámos poder sem remorsos aproveitar-nos das mercadorias dos nossos inimigos, e graças á variedade do commercio que exerciam melhorar muito a nossa posição.

Entretanto Teixeira escreveu a Aranha ordenando-lhe que se nos unisse, tendo por este tempo a noticia da chegada do coronel Portinko que tinha sido enviado por Bento Manoel para seguir esse mesmo corpo de Mello, encontrado desgraçadamente por nós em Coritibani.

Tinha servido sinceramente na America a causa dos povos, e havia lá sido como na Europa o adversario do absolutismo. Tenho algumas vezes admirado os homens, muitas lamentado, mas nunca odeado. Quando os tenho encontrado egoistas e tratantes, tenho posto o seu egoismo e trantantisse de parte, mettendo-o na conta da nossa desgraçada natureza. Como estou afastado duas mil leguas do logar onde estes acontecimentos tiveram logar, e já são passados doze annos póde-se por isso acreditar na minha imparcialidade. Digo-o tanto pelos meus amigos como pelos meus inimigos; eram intrepidos filhos do continente americano.

Era uma audaciosa empreza o defender Lages contra um inimigo dez vezes superior, e além d’isso orgulhoso pela recente victoria. Separados d’elle pelo rio Canoas, que nós não tinhamos podido guarnecer sufficientemente, esperámos durante muitos dias a juncção de Aranha e Portinko, e durante este periodo o inimigo foi sustentado por um punhado de homens, atacando-o logo que nos chegaram os reforços, mas foi elle que se retirou sem acceitar o combate para a provincia visinha de S. Paulo, aonde esperava encontrar um poderoso soccorro.

Foi n’esta circumstancia que eu verifiquei os vicios geralmente imputados ao exercito republicano, que se compunha de homens cheios de patriotismo e coragem, mas que não ficam juntos ás bandeiras, senão quando o inimigo os ameaça,