Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/118

Wikisource, a biblioteca livre

abandonando-as quando este se affasta. Este costume foi quasi a nossa ruina, e poderia causar a nossa perda n’estas circumstancias, porque se o inimigo tivesse mais paciencia, teria podido destruir-nos totalmente.

Os serraminos foram os primeiros a abandonar as fileiras. Os soldados de Portinko em breve os seguiram. Note-se bem que os desertores não só levavam os seus cavallos, mas os da divisão. Em poucos dias as nossas forças se separaram com tanta rapidez que fomos obrigados a abandonar Lages, retirando-nos para a provincia do Rio Grande, temendo a presença d’esse inimigo, que tinha sido obrigado a fugir diante de nós, e de que a fuga nos tinha feito vencedores.

Que estes exemplos sirvam aos povos que querem ser livres, e que não é com flores, festas e illuminações que se combatem os soldados aguerridos do despotismo, mas com soldados mais disciplinados e mais aguerridos do que elles, não querendo para generaes os que não são capazes de disciplinar um povo depois de o haver sublevado.

É verdade que tambem ha povos que não merecem a pena de serem sublevados: a gangrena não tem cura.

O resto das nossas forças assim dissimadas — quando estavam privadas das cousas mais necessarias e principalmente de vestidos — privação terrível na aproximação do inverno sombrio e rude n’estas regiões elevadas, — o resto das nossas forças, começou a desmoralisar-se e a pedir para se retirarem para suas casas. Teixeira foi obrigado a ceder a essa exigencia, e ordenou-me de descer a montanha e de me reunir ao exercito, em quanto se preparava a fazer outro tanto. Esta retirada foi rude por causa da escabrosidade dos caminhos e das hostilidades occultas dos habitantes da floresta, inimigos encarniçados dos republicanos.

Em numero de setenta, pouco mais ou menos, descemos a Picada di Peloffo — já disse o que era uma picada — e tivemos que affrontar emboscadas