Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/119

Wikisource, a biblioteca livre

repetidas e imprevistas que nós atravessamos com uma felicidade incrivel devida á resolução dos homens que eu commandava, e um pouco á confiança que geralmente inspiro aos que me seguem. O atalho que atravessavamos era tão estreito que unicamente podiam passar dois homens a par, e como o inimigo era nascido no paiz, por isso conhecedor do terreno, emboscava-se nos sitios mais favoraveis, rodeando-nos e dando gritos horriveis, em quanto que um circulo de chammas nos cercava, sem que nós podessemos vêr os atiradores, que felizmente faziam mais barulho do que obra. De resto a união que os meus homens tiveram no perigo foi tal que apenas alguns foram feridos, tendo só um cavallo morto.

Estes acontecimentos fazem recordar as florestas encantadas de Tasso, aonde as arvores viviam.

Chegámos então a Mala-Casa aonde se achava Gonçalves, que reunia as funcções de presidente ás de general em chefe.

XXXI

BATALHA DE TAQUARI

O exercito republicano preparava-se para se pôr em marcha. O inimigo depois da derrota de Rio Pardo, tinha-se refeito em Porto Alegre, d’onde tinha sahido debaixo das ordens do velho general Georgio, e havia estabelecido o seu acampamento nas praias de Cahé, aonde esperava a juncção do general Calderon, que com um corpo consideravel de cavallaria se lhe devia reunir.

O grande inconveniente da dispersão das tropas republicanas quando não estavam em face do inimigo, dava-lhe facilidade em tudo que