Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/120

Wikisource, a biblioteca livre

elle queria emprehender, de modo que no momento em que o general Netto, que commandava as forças, teve reunido um numero sufficiente de soldados para bater Calderon, este tinha já reunido no Cahe a maior parte do exercito imperial.

Era absolutamente indispensavel ao presidente se queria bater o inimigo, o reunir-se á divisão Netto, e foi por isto que elle levantou o cerco. Esta manobra e a juncção que se lhe seguiu, tiveram um feliz resultado e fizeram grande honra á capacidade militar de Bento Gonçalves. Partimos de Mala-Casa com o exercito, tomando a direcção de Leopoldo, passando a duas milhas das forças inimigas, e depois de dous dias e duas noites de marcha continua, nas quaes quasi que não comemos nem bebemos chegámos perto de Taquari onde encontrámos o general Netto que nos procurava.

Disse que haviamos passado quasi sem comer, e disse a verdade. Logo que o inimigo soube da nossa aproximação, marchou resolutamente ao nosso encontro e muitas vezes nos alcançou em quanto descançavamos um momento e estavamos occupados a assar alguma carne, nosso unico alimento. Por dez vezes estando a comida quasi prompta as sentinellas gritavam ás armas, e era por isso necessario ir combater em logar de jantar ou almoçar. Emfim fizemos alto em Pinheirinho a seis milhas de Taquari, e ahi tomámos todas as disposições para o combate.

O exercito republicano forte de mil homens de infanteria e cinco mil de cavallaria, occupava as alturas do Pinheirinho, montanha coberta de pinhos, como indica o seu nome, pouco elevada, mas dominando as montanhas visinhas. A infanteria estava no centro commandada pelo velho coronel Crezungio. A ala direita obedecia ao general Netto e a ala esquerda a Canavarro. As duas alas eram compostas unicamente de cavallaria que sem exaggeração era a melhor do mundo. A infanteria era