Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/121

Wikisource, a biblioteca livre

tambem excellente, e o desejo de começar o combate era geral.

O coronel Santo Antonio formava a reserva com um corpo de cavallaria.

O inimigo do seu lado tinha quatro mil homens de infanteria, tres mil de cavallaria e algumas peças. Estava do outro lado da pequena torrente que nos separava e a sua apparencia era longe de ser miseravel. O exercito compunha-se das melhores tropas do imperio commandadas por um general velho e experimentado.

O general inimigo tinha até então marchado ardentemente em nossa perseguição, e havia tomado todas as posições para um ataque em quanto as suas peças metralhavam a nossa cavallaria. Os nossos valentes da primeira brigada ás ordens de Netto, tinham tirado os sabres da bainha e não esperavam senão pelo signal para se lançarem aos dous batalhões que tinham atravessado a corrente. Estes bravos estavam convencidos que ficavam victoriosos porque nunca nem elles nem Netto tinham sido batidos. A infanteria collocada em divisões no alto da colina, e coberta pelas curvas do terreno, estava anciosa pelo momento do combate.

Os terriveis lanceiros de Canavarro tinham já feito um movimento envolvendo o flanco direito do inimigo, obrigando-o por isso a mudar de posição, mudança que se tinha feito em desordem.

Este corpo de lanceiros composto na sua maioria de negros libertos da republica, e escolhidos entre os melhores domadores de cavallos de provincia, tinha unicamente os officiaes superiores brancos, e nunca o inimigo tinha visto as costas d’estes filhos da liberdade. As suas lanças que eram maiores do que o ordinario, os seus rostos pretos como azeviche, os seus robustos membros e a sua perfeita disciplina tornava-os o terror dos inimigos.

A voz animadora do chefe já havia feito tremer todos aquelles corações. «Que todos combatam