Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/122

Wikisource, a biblioteca livre

como se tivessem quatro corpos para defender a patria e quatro almas para a amar, havia dito esse valente, que tinha todas as qualidades de um grande capitão menos a felicidade.

Quanto a nós sentiamos, por assim dizer, as palpitações da batalha, e tinhamos a certeza de ganhar a victoria. Nunca em minha vida tinha visto um mais bello, mais magnifico espectaculo. Collocado no centro da nossa infanteria, no alto da collina descobria todo o campo de batalha. As planicies sobre as quaes iam ficar tantos cadaveres, estavam semeadas de plantas baixas e raras, não fazendo pois nenhum obstaculo nem aos movimentos estrategicos nem ao olhar que os seguia, e podia dizer que aos meus pés em poucos momentos seriam resolvidos os destinos da maior parte do continente americano.

Esses corpos tão compactos, tão unidos uns aos outros vão ser dispersos e derrotados? Todos esses homens serão em um momento cadaveres? Toda essa bella e vigorosa mocidade verá destruidas as suas mais bellas esperanças? Vamos! Tocae fanfarras, troae canhões, e que tudo seja decidido como em Zama, Pharsale e Actium.

Mas não era ainda n’esta planicie que devia ter logar o combate. O general inimigo intimidado pela forte posição que occupavamos e pela nossa firmeza, hesitou e fez repassar o rio aos dois batalhões, tomando a defensiva em logar da offensiva. O general Caldeira tinha sido morto no começo do combate e d’ahi provinha, talvez, a hesitação de Georgio. No momento em que elle não nos atacava, não deviamos nós atacal-o? Tal era a opinião da maioria. Seriamos bem succedidos? Travando-se o combate nas condições primitivas e conservando a nossa excellente posição todas as probabilidades eram por nós, mas abandonando-as para seguir um inimigo que nos era quatro vezes superior em infanteria, era necessario dar a batalha no outro lado da corrente.

Era escabroso, ainda que tentador.