Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/178

Wikisource, a biblioteca livre

do partido federal, se desembaraçou dos chefes d’este partido, ficando desde então a pessoa mais importante da republica argentina, e senhor absoluto de Buenos Ayres.

Então Rosas tendo alcançado todo o poder, commeçou a sua vingança contra as classes elevadas que até então o tinham despresado. No meio das personagens mais aristocratas e mais elegantes mostrava-se sempre vestido de jaqueta, ou sem gravata. Aos seus bailes a que presidia com sua mulher e filha, não eram convidados senão os carreiros, sapateiros, etc. Um dia abriu o baile dançando com uma escrava, e Manuelita com um gaucho.

Mas não foi só d’esta maneira que elle puniu a soberba cidade, porque proclamou o terrivel principio:

«o que não está comigo é contra mim»

E desde então todo o homem que lhe desagradava foi classificado de selvagem unitario, e o que uma vez Rosas havia designando por este nome não tinha mais direito nem á vida nem á honra.

Então para por em pratica as theorias de Rosas, organisou-se debaixo dos seus auspicios a famosa sociedade Mas-forca, isto é, ainda ha forca. Esta sociedade era composta de tudo quanto havia de peor na sociedade.

N’ella se achavam filiados por ordem superior o chefe da policia, os juizes de paz, e todos aquelles que deviam vigiar pela ordem publica. Por este meio quando os membros d’esta sociedade entravam em casa de qualquer cidadão, para a roubar ou assassinar o seu proprietario, era escusado chamar em seu auxilio a policia, porque ninguem corria a soccorrer a desgraçada victima. Estas excursões tinham logar quasi sempre de dia, tanto era o receio dos criminosos.

E quer o leitor alguns exemplos? Vamos dal-os, por que não é costume nosso fazer uma accusação sem a provar.