Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/284

Wikisource, a biblioteca livre

a falta de carne não os inquietava, encontravam-na em todas as paragens; só os bersaglieri tinham marmitas.

Chegada ao cume da montanha a expedição encontrou uma antiga estrada romana perfeitamente conservada que conduzia á Palestrina, onde chegou á uma hora da manhã.

Foi uma fortuna encontrar esta estrada romana, tão bem conservada, que nem só um dos animaes de conducção deu um passo em falso, nem o vento levantou um só grão de poeira.

Entretanto fizeram-se frequentes altas para dar repouso aos soldados. Tinha-se necessidade, visto a lide que se lhes reservava, de que não chegassem fatigados.

O general enviou patrulhas para todos os lados.

Uma d’estas patrulhas formada por sessenta homens e commandada pelo tenente coronel Bronzelli, o mesmo que dez annos depois foi mortalmente ferido no campo de batalha de Treponti, obteve felizes resultados; atacou uma villa occupada por napolitanos, pôl-os em fuga e fez-lhes alguns prisioneiros.

Dois dos nossos que não quizeram render-se foram mortos e feitos em pedaços.

A 9 teve-se aviso de que um corpo consideravel de napolitanos avançava para Palestrina; e com effeito pelas duas horas da tarde, do alto da montanha de S. Pedro que domina a cidade e que era occupado pela nossa segunda companhia, viu-se avançar em boa ordem, pelas duas estradas que se reunem á porta del Sole, a columna inimiga. Eram dois regimentos de infanteria da guarda real, e um de cavallaria.

Garibaldi enviou diante d’elles em atiradores, duas companhias da sua legião, uma da guarda nacional movel, e a quarta companhia bersaglieri.

Aquella occupava a ala esquerda da longa cadeia de montanhas que vem expirar no valle.