Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/306

Wikisource, a biblioteca livre

resto da sua companhia tivesse abandonado seus dois officiaes.

Chamou a segunda companhia commandada por Henrique Dandolo, nobre e rico milanez de raça veneziana como o indica seu nome ducal. Reuniu-lhe os despojos da primeira e gritou: — Ávante! lombardos! Trata-se de morrer ou tomar a villa. Pensae que Garibaldi vos contempla.

Ferrari fez signal que tinha uma cousa a dizer.

— Falla, disse Manara.

— General, me disse Ferrari, o que vou dizer-vos não é na esperança de diminuir o perigo, mas na de aproveitar. Conheço as localidades, saio d’ellas, e vêdes que hesitei mais em sahir que em entrar.

Fiz-lhe com a fronte um signal de assentimento.

— Pois bem: eis o que proponho: em vez de seguir a rua e atacar de frente, nós nos esconderemos, a companhia de Dandolo á esquerda e a minha á direita, atraz dos silvados de myrtos. Uma pedra lançada por mim á companhia de Dandolo lhe significará que a minha gente está prompta; uma outra lançada de seu lado, será sua resposta; então as nossas oito trombetas tocarão a um tempo e lançar-nos-hemos ao assalto do pé do terrasso.

— Fazei o que quizerdes, respondi eu, mas retomae a casa.

Ferrari partiu á frente da sua companhia, e Dandolo á frente da sua.

Fil-os seguir pelo capitão Hoffstetter e por cincoenta estudantes, encarregados de occupar a casa da esquerda da que já fallei, e que foi mais tarde conhecida pelo nome de casa queimada.

Ao fim de dez minutos ouvi as trombetas e quasi immediatamente a fuzilaria.

Eis o que se passava:

As duas companhias, protegidas pelos silvados e pelas vinhas, effectivamente tinham penetrado,