Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/309

Wikisource, a biblioteca livre

inseparavel da victoria, o combate começou então mais encarniçado, mais sanguinolento, mais mortal: vi tornar a passar junto de mim, impellido por esses dois irresistiveis poderes da guerra, o ferro e o fogo, os mesmos que tinha visto passar um momento antes. Levavam os feridos, entre elles o bravo capitão Rozat.

— Tenho a minha conta, me disse elle, quando passou por diante de mim.

Mostrou-me o peito ensanguentado.

Tenho visto bastantes combates terriveis, vi os do Rio Grande, da Boyada, do Salto Santo-Antonio, nada porém vi egual á matança da villa Corsini.

Fui o ultimo a sahir, com o ponche crivado de balas, mas sem uma unica ferida.

Dez minutos depois, entravamos no Vascello, na linha de casas que nos pertenciam, e o fogo recomeçava de todas as janellas sobre a villa Corsini.

Nada mais havia a fazer.

Comtudo, á noite, uns cem homens commandados por Emilio Dandolo, irmão do que tinha morrido, e por Goffredo Mameli, poeta genovez de grande esperança, vieram pedir-me para fazer um ultimo esforço.

— Tentae, lhes disse eu, pobres rapazes; é talvez Deus que vos inspira.

Partiram e voltaram, depois de terem perdido metade dos seus.

Emilio Dandolo tinha a coxa atravessada; Mameli estava ferido n’uma perna.

Tinhamos soffrido perdas consideraveis. A legião italiana, entre mortos e feridos, tinha quinhentos homens fóra de combate.

Os bersaglieri, que eram seiscentos tiveram cento e cincoenta mortos.

Todas as demais perdas foram na mesma proporção. Perdi mil homens, d’entre quatro mil que formavam a minha divisão, entre os quaes houveram cem officiaes mortos.