Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/318

Wikisource, a biblioteca livre

linguas; emfim o seu aspecto tinha esta dignidade que convem aos graus elevados. Acceitou.

O resto do meu estado maior compunha-se dos majores Cenni, e Bueno, dos capitães Caroni, e Davio, de dois francezes, excellentes officiaes, chamados Pilhes e Laviron; do capitão Ceccadi, que durante seus serviços em Hespanha e Africa tinha merecido a cruz de Hespanha, e a da Legião de honra; de Silco e de Stagnetti, que na Palestrina, conduzia emigrados; do tenente de cavallaria Gili, do correio Giannuzzi, e finalmente d’um membro da assembléa, o capitão Cessi.

Manara organisou logo o estado maior no interior; todos queriam ficar comigo na villa Savorelli; porque avistavamos o campo, e nada ahi se passava que não vissemos.

É verdade que a distração não era um perigo. Como se sabia que a villa Savorelli era o meu quartel general, ballas de artilharia, de fuzilaria e de obuz, tudo me offertava o inimigo. Era sobretudo quando subia para melhor observar ao pequeno mirante que dominava a casa, que a coisa se tornava curiosa.

Era uma verdadeira saraivada de ballas, e nunca vi tempestade com eguaes silvos. A casa sacudida pelas balas, tremia como n’um terremoto. Muitas vezes para dar trabalho aos artilheiros, e aos atiradores francezes, fazia com que me servissem o almoço no mirante, que não tinha outra salvaguarda mais que um pequeno parapeito de madeira. Então tinha uma musica que me dispensava de mandar tocar a do regimento.

Isto foi ainda tanto peior quando não sei que má galanteria do estado maior o levou a arvorar no pára raios que sobresahia ao pequeno terrasso uma bandeira onde estavam escriptas em grandes lettras estas palavras:


“Bom dia, Cardeal Oudinot!”


No quarto ou quinto dia em que eu dava esta distracção aos artilheiros e atiradores francezes, o general Avezzana veiu ver-me, e não achando as