Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/323

Wikisource, a biblioteca livre

Este official era Pozzio. O joven soldado era Colomba Antonielli, sua mulher que o tinha seguido a Velletri e tinha combatido a seu lado a 3 de junho.

Isto recordou-me a minha pobre Annita que tambem estava tão tranquilla no meio do fogo, e que a bem ou a mal eu havia deixado em Rieti.

Estava gravida e em nome do filho que trazia, havia-a decidido a separar-se de mim.

A 7 houve treguas dos dois lados; era o dia corpo de Deus.

A 9 commandei uma grande sortida para interromper os trabalhos avançados dos francezes, que se prolongavam até ao segundo bastião da esquerda.

Para esta funcção foram chamados os douaniers e um batalhão do 5.º regimento.

Os bersaglieri n’este momento faziam o serviço das barracas, á esquerda do Visellia, e guardavam os bastiões.

O capitão Rozat, o mesmo que eu tinha visto levar da villa Corsini e que ao passar me dissera: “General, já tenho a minha conta!” o capitão Rozat, digo, apenas havia recebido uma bala morta, que lhe parara n’uma costella. Ainda que em consciencia a contusão fosse rude bastante e o obrigasse a ficar de cama, havia-se levantado de madrugada, e n’este dia quiz absolutamente tomar o commando da quarta companhia destinada ao segundo bastião.

Vendo que a guarda do fosso maltratava os assaltantes, Rozat tomou uma carabina, e como era excellente atirador, despediu quinze tiros a metade dos quaes aproveitaram.

Os seus soldados carregavam, elle atirava.

A sua certeza de pontaria despertou a rivalidade dos caçadores de Africa que começaram, trocar-lhe tiro por tiro.

Uma primeira bala lhe arrebatou o chapeu; mas elle tomando-o de novo o atirou ao ar gritando: