Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/76

Wikisource, a biblioteca livre

XVII

A lagôa dos Patos

 

Chegando a Piratiny, fui magnificamente recebido pelo governo da republica. Bento Gonçalves — verdadeiro cavalleiro andante do seculo de Carlos-Magno, irmão, pelo coração, dos Oliveiros e dos Roldões vigoroso, agil e leal como elles, verdadeiro centauro, manejando um cavallo como ainda não vi manejar senão ao general Netto — modelo completo para um cavalleiro — estava ausente e em marcha com uma brigada de cavallaria, para atacar Silva Tanaris, chefe imperial, que tendo atravessado o canal de S. Gonçalo, infestava esta parte da provincia Piratiny, séde do governo republicano, e pequena villa encantadora pela sua posição e cabeça de districto do mesmo nome, guarnecida por uma população bellicosa e essencialmente dedicada á causa da liberdade.

Na ausencia d’aquelle general, foi o ministro da fazenda quem me fez as honras da cidade.

Agora uma palavra respectivamente ao Rio Grande, o qual, por este nome, poderia suppor-se situado ao longo de um grande rio, ou um rio propriamente dito.

O Rio Grande é um canal que liga com a lagôa dos Patos, tendo alguns baixios muito extensos, dos quais mais tarde dos quaes mais tarde fallaremos. Esta lagôa é formada por cinco rios, que terminando na extreimidade norte, apresentam a disposição de cinco dedos da mão.

Ha um ponto d’onde se descobrem perfeitamente esses cinco rios, e que por essa razão se chamava Viamão — Vi a mão.

Viamão mudara, porém de nome, e chamava-se