Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/77

Wikisource, a biblioteca livre

Setembrina em commemoração de haver sido em setembro proclamada a republica.

Achava-me em Piratiny sem ter em que me occupar; pedi então para fazer parte da columna de operações, que se dirigia sobre S. Gonçalo, e era commandada pelo presidente da Republica.

Foi então que pela primeira vez vi aquelle valente, gosando alguns dias a sua intimidade. Era realmente o filho querido da natureza — que lhe havia prodigalisado tudo o que torna o homem um verdadeiro heróe. — Bento Gonçalves teria então sessenta annos. Alto, esbelto, montava a cavallo, como já disse, com um garbo e agilidade admiraveis. N’aquella posição ninguem o julgaria com mais de vinte e cinco annos. — Valente e feliz, não teria hesitado um momento, como um cavalleiro de Ariosto, em atacar um gigante: tivesse elle a estatura de Polyphemo ou a armadura de Ferragus.

Fôra um dos primeiros a levantar o grito de guerra, não com vistas de ambição pessoal, mas como qualquer outro belligerante filho d’aquelle povo. Na campanha passava como o mais infimo habitante das campinas; isto é, com a carne assada e agua pura. — No dia em que nos encontrámos pela primeira vez, convidou-me para o seu banquete frugal; e conversámos com tanta familiaridade como se fossemos companheiros de infancia e eguaes em posição. Com taes dotes naturaes e adquiridos, Bento Gonçalves era o idolo de seus concidadãos; porém cousa estranha, foi quasi sempre infeliz nas emprezas guerreiras; o que me faz acreditar que o acaso é superior ao genio para os successos da guerra, e para a fortuna dos heróes.

Acompanhei a columna até Canudos, — passagem do canal de S. Gonçalo que liga a lagôa dos Patos á Merim.

Silva Tavares havia-se retirado precipitadamente, logo que soube da aproximação de uma columna do exercito republicano.

Não podendo alcançal-o, o presidente retroce-