Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/106

Wikisource, a biblioteca livre
98
BOOKER T. WASHINGTON

de setenta e cinco annos, trabalho realizado por alguns rapazes. Certa vez annunciei na capella que um estudante passava mal por falta de casaco. No dia seguinte remetteram-me dois casacos para elle.

Já me referi á benevolencia que os brancos de Tuskegee e vizinhança nos dispensaram. Eu desejava que o estabelecimento pertencesse á communidade, que não vissem nelle uma instituição enxertada ali. O facto de haverem contribuido para compra do terreno dava-lhes a idéa de que aquillo em parte era delles. E tornaram-se decididamente favoraveis á escola quando affirmámos que, se prezavamos os nossos amigos brancos de Boston, contavamos tambem com os de Tuskegee e esperava-mos que o nosso trabalho fosse proveitoso a toda a gente.

Posso agora dizer que o instituto de Tuskegee não possue amigos mais sinceros que os brancos, não apenas da cidade, mas de todo o Alabama e em geral dos Estados do Sul.

Sempre recommendei aos estudantes que se approximassem dos seus vizinhos, sem distincção de côr, fossem leaes e direitos. Tambem os aconselhei a, nas eleições, inspirar-se no interesse publico e, não estando em jogo questões de principios, na opinião dos seus camaradas.