Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/110

Wikisource, a biblioteca livre
102
BOOKER T. WASHINGTON

marcado não havia um nickel em caixa. Achava-me desesperado quando o correio das dez horas me trouxe a importancia precisa, enviada por miss Davidson, offerta de duas senhoras de Boston. Mais tarde, quando os nossos trabalhos se desenvolveram e atravessámos novas difficuldades, essas senhoras nos remetteram seis mil dollars, que nos reanimaram. E desde então as duas excellentes amigas de Boston nos mandam seis mil dollars todos os annos.

Approvado o plano da nova construcção, os nossos alumnos começaram a cavar os alicerces. Mas cavavam depois do trabalho nocturno e não cavavam de boa vontade, porque, como um delles me disse, tinham vindo fazer estudos e não cavar. Pouco a pouco, entretanto, notei que elles mudavam. E o trabalho acabou por se tornar uma honra para todos. Depois de algumas semanas de rude canceira, terminaram-se os alicerces e fixámos o dia para a collocação da primeira pedra.

O lançamento dessa primeira pedra no coração do Sul, em plena Cintura Negra, isto é, na região dos escravos, no lugar onde, dezeseis annos antes, quem ensinasse leitura a um negro era punido pelos rigores da lei ou pela censura publica, causava realmente admiração. O espectaculo que tinhamos diante dos olhos nesse dia de primavera não se realizaria, penso eu, em nenhuma outra