Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/122

Wikisource, a biblioteca livre
114
BOOKER T. WASHINGTON

Nunca uma observação me causou tanta magua.

Algum tempo depois o reverendo Bedford, de que já falei, administrador e amigo sincero do instituto, era nosso hospede e occupava um quarto por cima do refeitorio. Certa manhã foi despertado pela discussão calorosa de dois alumnos que disputavam uma chicara de café. Um delles, que estivera tres dias sem beber café, defendeu valentemente os seus direitos e apoderou-se da chicara.

Á custa de muita perseverança, afastámos as difficuldades, sahimos da enorme confusão, o que sempre acontece quando não nos deixamos abater, sejam quaes forem os embaraços que nos appareçam.

Recordando essa phase da nossa historia, não lamento que as coisas se tenham passado como se passaram. Os aborrecimentos e os desgostos nos callejaram, deram força aos alumnos para cavar o refeitorio e a cozinha. Não lamento o desperdicio de energia que nos custou esse local escuro e humido. Se tivessemos começado numa bella sala, talvez nos deslumbrassemos, nos enchessemos de orgulho. Afinal é agradavel lançar os fundamentos duma obra, vel-a desenvolver-se pouco a pouco.

Hoje, quando os nossos antigos alumnos vêm a Tuskegee, o que se dá frequentemente, vêem um bello refeitorio amplo e arejado, alimentos appeti-