Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/126

Wikisource, a biblioteca livre
118
BOOKER T. WASHINGTON

molestando o preto ou molestando o branco. O que engana um preto não tarda a enganar um branco, o que infringe a lei lynchando um preto nenhum escrupulo terá em lynchar um branco, se puder. Essas considerações me fazem desejar que a nação inteira intervenha na lucta contra a ignorancia que desgraçadamente reina ainda no Sul.

Convem notar que o systema de educação do general Armstrong cada vez mais ganha terreno. São raros actualmente os Estados do Sul que não têm ensino profissional, para homens e para mulheres.

Installados modestamente os nossos pensionistas, outros se apresentaram, e mais outros, de modo que, durante semanas, desesperadamente nos debatemos buscando meio de alimental-os, dar-lhes roupas de cama e um canto para dormir. Alugámos, em falta de melhor, algumas casas nos arredores da escola, cabanas estragadas onde alojámos diversos estudantes. No inverno passavam mal. Com oito dollars por mez, tudo quanto podiamos exigir dos seus minguados recursos, tinham casa, comida, luz e roupa lavada. Deduziamos nas suas contas a importancia correspondente a qualquer trabalho que fizessem util á casa. As despesas de estudo elevavam-se a cincoenta dollars annuaes, quantia que eram obrigados a arranjar sabe Deus como.