Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/130

Wikisource, a biblioteca livre
122
BOOKER T. WASHINGTON

tudantes na capella e discutimos sem rebuço. Gosto dessas palestras, fecundas em suggestões proveitosas: revelam-me dedicações, alliviam as responsabilidades que pesam sobre mim.

Quando leio a noticia duma greve, digo commigo que as divergencias entre patrões e operarios desappareceriam se os primeiros fossem accessiveis, consultassem os segundos antes de tomar uma deliberação e tentassem provar-lhes que os interesses das duas partes são communs. A confiança gera a confiança. Tratando-se de negros, isto é um facto que não admitte contestação. Convencidos de que nos interessamos por elles, tornam-se doceis em extremo.

Eu desejava que os alumnos fizessem, não sómente as casas de Tuskegee, mas os moveis. Hoje admiro a paciencia daquelles rapazes que dormiam no chão ou em taboas duras, esperando que lhes fabricassem camas grosseiras ou um arremedo de colchões. No começo raros tinham pratica de marcenaria, e os leitos improvisados nesse tempo eram pouco seguros e rudimentares. Acontecia-me frequentemente, na inspecção da manhã, achar alguns desmantelados. Os colchões nos atrapalharam muito. Afinal vencemos a difficuldade comprando fazenda barata que transformámos em grandes saccos. Os pinheiros da floresta vizinha nos forneceram o enchimento delles. Agora as nossas alu-