Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/135

Wikisource, a biblioteca livre
MEMORIAS DE UM NEGRO
127

— Cada uma das suas palavras deve exprimir uma idéa.

Fizemos conferencias em Nova York, Brooklyn, Boston, Philadelphia e outras cidades importantes, e em toda a parte o meu admiravel companheiro advogou a causa de Tuskegee. Queriamos obter a quantia indispensavel á construcção de Alabama Hall e revelar ao publico a nossa instituição, duplo objectivo que alcançámos.

Depois dessa apresentação, entrei a viajar sózinho pelo Norte. Nestes ultimos quinze annos passei grande parte da minha vida longe da escola, na caça ao dinheiro, e fiz experiencias talvez interessantes para os leitores.

Varias vezes cidadãos dedicados ao mister de arranjar recursos para obras de philanthropia me perguntaram que regras eu adoptava na conquista da boa vontade e das contribuições do publico. Se podemos subordinar a regras fixas a arte de mendigar, direi que obedeci a duas: cumpri o meu dever, explicando-me honestamente ás pessoas a que me dirigia; tentei não me preoccupar com o resultado, coisa que obtive bem difficilmente, confesso. É horrivel, com effeito, apparentarmos tranquillidade sabendo que no dia seguinte, sem termos em caixa um nickel, seremos assaltados por letras vencidas. Entretanto, á medida que os annos se pas-