Saltar para o conteúdo

Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/136

Wikisource, a biblioteca livre
128
BOOKER T. WASHINGTON

sam, convenço-me de que os desgostos e as inquietações nos consomem as forças physicas e intelleetuaes indispensaveis á actividade. As minhas relações constantes com homens eminentes ensinaram-me que os seres na verdade superiores sabem dominar-se, têm calma, paciencia e urbanidade. Modelo perfeito dessas qualidades era, segundo penso, o presidente Mac Kinley.

Para conseguir exito num emprehendimento qualquer, acho que o sujeito deve esquecer os seus casos pessoaes e subordinar a uma idéa todas as vantagens que lhe possam advir.

O meu officio de collector obriga-me a julgar severamente os que malsinam os ricos. Em primeiro lugar esses accusadores não pensam na desorganização que traria o desapparecimento das fortunas, nos individuos que se reduziriam á miseria se as grandes empresas cahissem de golpe. Depois ninguem imagina como os ricos são importunados. Conheço alguns que recebem diariamente pelo menos vinte pessoas que lhes fazem solicitações. Nas minhas viagens acontece-me ás vezes encontrar numa sala onde vou buscar recursos meia duzia de typos que ali se acham movidos pelas mesmas razões que me levaram. E esses pedidos representam uma insignificancia, comparados aos que chegam pelo correio. Ninguem calcula o numero de almas