Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/138

Wikisource, a biblioteca livre

{[cabeçalho|130|BOOKER T. WASHINGTON|}}

na antecamara que ella me mandasse entrar quando o marido surgiu e me perguntou seccamente que estava fazendo ali. Antes de me explicar, o homem se tornou tão grosseiro, tão violento, que deixei a casa sem receber a resposta da senhora. Continuei o meu caminho e pouco depois fui ver um cavalheiro, que me recebeu cordialmente. Offereceu-me uma quantia razoavel e cortou-me os agradecimentos com estas palavras:

— Estou muito reconhecido ao sr. Washington. E´ uma honra contribuir para as grandes obras. O senhor se encarrega de trabalho que devia ser feito por nós, e por isto lhe ficamos obrigados.

De resto posso affirmar que a primeira categoria de homens vai escasseando, emquanto a segunda cresce. Agora os ricos chegam a considerar os que lhes solicitam contribuições como agentes que os substituem junto aos necessitados. Isto é muito differente da mendicancia.

Raramente os habitantes de Boston me fazem um donativo sem dirigir-me palavras amaveis. É uma gente de extrema delicadeza, que parece julgar-se feliz quando a convidam a desembolsar. Em nenhuma parte encontrei como ahi desenvolvido o espirito christão. É claro que elle existe em outras cidades: cada vez mais o mundo se habitua a dar.