Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/140

Wikisource, a biblioteca livre

[[cabeçalho|132|BOOKER T. WASHINGTON|}}

de estabelecimento quando existem obrigações pesadas, o dinheiro falta e o desgraçado se volta para os quatro cantos e não sabe onde arranjal-o. É medonho.

Juntando-se ás responsabilidades, um pensamento angustiava-me: se a nossa empresa fosse dirigida por brancos e falhasse, apenas a educação dos negros, especialmente os da região, ficaria compromettida; conduzida por nós, a escola não podia vir abaixo sem arruinar a minguada confiança do povo na raça negra, que seria condemnada irrevogavelmente como refractaria á civilização. O cheque dos dez mil dollars livrou-me dum pesadelo.

A primeira vez que vi o sr. Collis P. Huntington, grande proprietario de caminhos de ferro, obtive dois dollars para o instituto. Mais tarde elle me enviou cincoenta mil dollars, que vieram engrossar o capital do estabelecimento. Alem desse, outros donativos generosos nos foram feitos pelo sr. e pela sra. Huntington.

Dirão talvez que tivemos boa estrella. Conversa. Não houve estrella, o que houve foi perseverança. Nenhuma vantagem nos chega por acaso. Não me zanguei com o sr. Huntington quando elle me offereceu dois dollars, mas decidi provar-lhe que mereciamos quantia mais avultada. Esforcei-me doze annos por convencel-o e tive o prazer de