Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/170

Wikisource, a biblioteca livre
162
BOOKER T. WASHINGTON

Aliás até hoje só notei prejuizos dessa natureza em criaturas mesquinhas, estreitas e fechadas, que não lêem, não viajam, não entram em relações com o grande mundo exterior. Um homem que se limita a perceber a differença que ha entre duas côres nunca perceberá as coisas elevadas e boas da terra. D’ahi á cegueira completa a distancia é pequena. Digo muitas vezes aos estudantes, nas minhas allocuções domingo á tarde na capella, que não merecemos vida se nos faltam meios de tornar os outros mais felizes e mais uteis.

Os negros e os jornaes negros a principio ficaram satisfeitos com o discurso de Atlanta e com as manifestações que elle produziu. Mas, passada a explosão de enthusiasmo, lido o discurso impresso, varias pessoas affirmaram que tinham sido hypnotizadas. Acharam que eu havia sido liberal demais nas considerações feitas aos brancos do Sul, que não me pronunciara com bastante força em favor dos direitos da raça. Durante algum tempo muitos negros me hostilizaram. Mais tarde, percebendo o erro, acceitaram as minhas idéas.

Alludindo a mudança de opinião publica, lembrei-me dum facto que não esquecerei. O dr. Lyman Abbott, pastor da igreja de Plymouth e director da União christã, pediu-me um artigo para o seu jornal a respeito da situação intellectual e moral dos pastores negros no Sul. Escrevi relatando