Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/190

Wikisource, a biblioteca livre
182
BOOKER T. WASHINGTON

e habituei-me a conhecel-os de longe. Têm de ordinario uma barba longa e mal tratada, rosto macilento, paletot escuro, roupa branca suja e calças com joelheiras. Depois dum dos meus discursos em Chicago, surgiu-me um desses typos, da especie que descobre remedios para todos os males do universo. Tinha concebido um meio de conservar o milho tres annos, e, segundo affirmava, se os negros lhe comprassem a invenção, liquidariam as divergencias de raças. Em vão me esforcei por explicar-lhe que desejavamos produzir cereaes para um anno. Outra personagem desse genero tinha formado o projecto de fechar todos os bancos nacionaes do paiz. Queria o meu concurso — estava certa de que isso regularia para sempre os negocios do negro.

O numero de sujeitos que pretendem roubar-nos o tempo é incalculavel. Falei uma noite em Boston. Accordaram-me cedo no dia seguinte e apresentaram-me um cartão de visita. Suppondo que se tratasse de coisa importante, vesti-me depressa, desci e encontrei no salão do hotel um homem de rosto innocente, que me disse, calmo:

— Tive a satisfação de ouvil-o hontem á noite. Por isso tomei a liberdade de procural-o agora de manhã, para renovar o prazer que senti.

Já me disseram que deve ser difficil, viajando como viajo, occupar-me com a direcção de Tuske-